Principal > Institucional > Planejamento e Gestão > Certificado ISO 9001
Certificação da ISO 9001

 

     A ideia de certificar o Sistema de Gestão do TCE, segundo a Norma ABNT ISO 9001:2000, nasceu por ocasião da elaboração do Planejamento Estratégico, cujo objetivo foi atingido em dezembro de 2004, por ocasião da auditoria de certificação realizada pela Certificadora British Standards Institution (BSI). Na oportunidade, o Sistema de Gestão do TCERS foi indicado para obter a certificação, que resultou no Certificado de nº FS 89873.

 

    Esta certificação significa que o TCE mantém um sistema que segue as melhores práticas de gestão do mundo.

 

    O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul é o primeiro a certificar todos os processos, ou seja, o Sistema de Gestão está implementado em todas as Unidades. Assim, o escopo da auditoria está definido como: "Exercer o controle externo, através da fiscalização dos recursos públicos do Estado e dos Municípios do Rio Grande do Sul".

 

    Dentre os benefícios já alcançados com o desenvolvimento deste processo, destacam-se:

 

    • a elaboração do planejamento;
    • a definição de responsabilidade para o atingimento das diretrizes;
    • o desdobramento das diretrizes,
    • através dos respectivos planos de ação e cronogramas de desenvolvimento;
    • a descrição dos processos e padronização das tarefas consideradas críticas, para evitar erros;
    • a definição e criação de indicadores de desempenho; e
    • a criação do padrão das reuniões gerenciais de acompanhamento.

 

    Atualmente, grande número de instituições públicas, em todas as esferas de governo, está buscando a adoção de melhores práticas. Qual a importância deste procedimento na esfera pública?

 

    De fato, a iniciativa privada busca a certificação por exigência do cliente, que quer a garantia de que o produto gerado ou o serviço prestado pela empresa atendam aos requisitos internacionais de qualidade. Para o serviço público, a ISO pode ser vista como uma importante ferramenta porque introduz o conceito de processo 'induz a pensar o que fazemos, para quem fazemos e por que fazemos'. Também requer o envolvimento direto da alta administração do órgão, que começa com o pensamento estratégico, envolvendo as análises dos ambientes interno e externo, dos principais indicadores e estabelecendo a harmonia destes com os objetivos a serem alcançados.

 

    Com a descrição dos processos acontece, também, o envolvimento do funcionário porque percebe que está inserido no sistema, abandonando a visão restrita ao desenvolvimento de sua tarefa e começando a visualizar o processo como um todo.

 

    Assim, o serviço público, antes tido como lento e burocrático, é visto desempenhando sua missão de acordo com modernos sistemas de gestão, buscando a melhoria contínua de seus processos e, com isto, prestando melhor serviço à sociedade gaúcha.


Veja o Certificado do TCE-RS na norma ISO 9001:2015
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons