TCE-RS recebe presidente da Uvergs

Publish Date: 09-JAN-2020 12:14 PM
Foto Noticia Na manhã desta quinta-feira (09), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Estilac Xavier, recebeu a visita do presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia.

Durante a reunião, os presidentes renovaram a parceria entre as instituições para o ano de 2020. O dirigente da Uvergs manifestou interesse em manter a realização de seminários técnicos com a presença de auditores do TCE-RS, com o objetivo de auxiliar os vereadores em sua gestão. A solicitação foi prontamente atendida pelo presidente Estilac Xavier, que destacou a importância de manter a postura de orientação dos gestores assumida pelo Tribunal de Contas.

Silomar Garcia também reivindicou melhorias no sistema de Processo Eletrônico do TCE-RS, visando a facilitar o acesso ao sistema, principalmente por vereadores de municípios do interior do Estado. O conselheiro Estilac Xavier afirmou que estão previstos para sua gestão aprimoramentos nos sistemas de controle externo, o que inclui o Processo Eletrônico, frisando a necessidade da realização de um encontro entre as áreas de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal e da Uvergs, para que os principais problemas possam ser apontados e sanados de forma mais eficiente.

Por fim, o presidente do TCE-RS solicitou que sejam realizadas trocas de informações entre as instituições, para que o Órgão de Controle acompanhe mais amplamente a realidade das Câmaras, principalmente o acesso dos Legislativos à Tecnologia da Informação, com o objetivo de projetar ações neste sentido.

Laís de Oliveira – Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: A imagem mostra o presidente do TCE-RS, conselheiro Estilac Xavier, e o presidente da Uvergs, Silomar Garcia. Eles estão lado a lado, de pé, posando para a foto. Ao fundo, vê-se uma parede pintada de bege (fim da descrição).