Portal
Tamanho A A Imprimir

TCE-RS quer dados uniformes sobre Previdência do Governo Estadual


Publish Date: 13-JAN-2020 03:27 PM
Foto Noticia O relator das Contas do exercício de 2019 do Governador no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Cezar Miola, recomendou ao Chefe do Executivo Estadual, Eduardo Leite, que o Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime de Previdência (Anexo 10 do Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO) seja publicado valendo-se dos mesmos dados e metodologia adotados para a elaboração do correspondente documento enviado à Secretaria da Previdência, vinculada ao Ministério da Economia.

Isso porque, de acordo com a análise do corpo técnico do TCE-RS, foram constatadas divergências entre os referidos documentos, relativos ao Plano Financeiro: ao passo que os dados enviados à União corretamente projetam redução do déficit financeiro anual ao patamar de R$ 55 milhões até 2091, os registrados no Relatório de Execução Orçamentária preveem expressivo crescimento (atingindo R$ 376,5 bilhões), o que compromete “uma avaliação atuarial realista, devendo o Estado aperfeiçoar sua elaboração em face de uma transparência de informações”.

No Plano Financeiro (Repartição Simples), não ocorre o acúmulo de saldos de insuficiência, tendo em vista a obrigatoriedade do aporte anual de recursos, no valor da respectiva insuficiência, a fim de honrar o pagamento dos benefícios previdenciários do exercício. Ou seja, no Plano Financeiro, opera-se no curto prazo, em regime de caixa. Assim, a cada exercício ocorrem novas receitas, novas despesas e um novo resultado. Após o encerramento do exercício, as contas de receitas e despesas, assim como as de resultado, são exauridas e começa um novo ciclo.

A medida foi provocada por promoção do Ministério Público de Contas (MPC-RS).

O relator também determinou o envio de cópia da decisão à Assembleia Legislativa e ao Agente Setorial da Procuradoria-Geral do Estado.


Audiodescrição: A imagem é levemente amarelada e mostra o prédio do TCE-RS. Na parte inferior, há um detalhe em azul escuro, com a borda superior nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo. Dentro do detalhe, no canto inferior direito, está o logotipo do TCE, também nas cores da bandeira (fim da descrição).


Enviar por e-mail
Mais Notícias
Sobre o Portal TCE-RS:

Termos de Uso | Privacidade | Acessibilidade | Mapa do Site
Palácio Flores da Cunha - Rua Sete de Setembro, 388
Centro Histórico - CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS
Fones: (51) 3214-9869 - Atendimento
(51) 3214-9700 - Telefonista   
0800-541 98 00 - Ouvidoria    
Horário de Atendimento: das 10h às 18h
© 2010 TCE-RS - Todos os direitos reservados Conteúdo disponível sob uma Licença Creative Commons Licença Creative Commons