Presidentes dos Tribunais de Contas realizam teleconferência

Publish Date: 24-MAR-2020 04:13 PM
Foto Noticia Em teleconferência realizada na manhã desta terça-feira (24), os presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil, juntamente com a direção da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), debateram suas diretrizes sobre a atuação dos Órgãos de Controle Externo durante a pandemia do coronavírus. A primeira preocupação é a de garantir aos gestores públicos, destacadamente aos prefeitos e prefeitas, as orientações e o apoio técnico necessário para que todas as medidas de prevenção e de atenção na área da saúde pública sejam tomadas.

Canais diretos com os gestores, que facilitem e agilizem as comunicações estão sendo criados nos Tribunais. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) criou, por exemplo, uma linha direta com a Secretaria Estadual de Saúde, designando uma auditora especializada para esclarecer dúvidas dos gestores.

O trabalho dos Tribunais de Contas segue sendo realizado remotamente com os conselheiros e técnicos mobilizados, realizando reuniões em teleconferência, atuando de maneira sincronizada e unida com os Poderes e demais Órgãos autônomos e observando as orientações das autoridades sanitárias.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Estilac Xavier, destacou a necessidade da concentração de esforços contra a pandemia. “A prioridade nesse momento é salvar vidas e os Tribunais de Contas devem estar atentos às necessidades emergenciais no enfrentamento da crise”, disse.

Audiodescrição: A imagem tem o fundo branco, e é composta pelo selo da campanha de prevenção ao coronavírus do TCE-RS, nas cores vermelho, amarelo e azul (fim da descrição).