CTE-IRB participa de debates da Semana da Educação da Famurs

Publish Date: 28-JUL-2020 05:09 PM
Foto Noticia O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, participou da abertura da Semana da Educação, promovida pela Escola de Gestão Pública da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na manhã desta terça-feira (28).

“O Desafio de Concretizar o Direito Fundamental à Educação” foi o tema da fala do conselheiro. O painel foi mediado pela coordenadora de Educação da Famurs, Juçara Dutra, com a participação do presidente da Federação e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.

A Semana da Educação, que vai até o dia 31 de julho, pretende debater assuntos como práticas pedagógicas, legislação e prestação de contas, orçamento, financiamento da educação e fechamento do exercício financeiro de 2020. O curso on-line ocorre por meio de plataforma de ensino a distância.

De acordo com o presidente do CTE-IRB, a pandemia acelerou a necessidade de “investimentos na reestruturação das escolas, não apenas em equipamentos e tecnologias, mas também no preparo e na capacitação dos profissionais da educação para lidar com essa nova realidade”. Cezar Miola também ressaltou a realização de estudos do CTE-IRB, como o “Educação que faz a diferença”, que identifica e reconhece boas práticas de gestão e de ensino nas redes municipais. “Procuramos identificar o que essas redes tinham em comum e observamos que, entre as iniciativas, estão a continuidade dos investimentos na área, o enfrentamento à evasão escolar, a proximidade entre os gestores escolares e as secretarias de Educação, além da valorização dos professores e oferta de capacitações constantes, entre outras questões”, destacou.

O conselheiro também alertou para a necessidade de transparência das ações desenvolvidas na educação durante a pandemia, tanto na área administrativa quanto na pedagógica. “Os gestores devem ter cautela e adotar medidas que garantam a proteção de dados dos alunos, professores e comunidade escolar que utilizam plataformas de ensino remoto”, alertou.

A Semana da Educação terá entre os debatedores o diretor jurídico da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Lieverson Perin; o auditor contador Darli Carlos Spanholo; e o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE), José Henrique Paim. Acesse aqui a abertura do evento.

ATENÇÃO: O atendimento às demandas dos gestores referentes à pandemia está sendo feito pelo email: covid19@tce.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3214.9990.

Audiodescrição:A imagem tem o fundo desfocado. É possível ver um quadro escolar, coberto por escritos em giz branco. À frente do quadro há uma cadeira e uma mesa. Sobre a mesa, há duas pilhas de livros, a da esquerda com 4 livros, sendo que o de cima está aberto, e a outra, à direita, com dois livros, sendo que ambos estão abertos. Sobre a pilha maior, há um pequeno globo terrestre. Além disso, sobre a mesa, há uma lupa e um porta-lápis na cor azul, com vários lápis coloridos dentro. Sobre essa foto, no centro, está escrita a palavra "Educação", em branco. No canto superior direito, está o logotipo do TCE-RS, nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul (fim da descrição).